Table of Contents

Há uma maneira de perder peso de forma saudável e que é usar uma série de técnicas para acelerar seu metabolismo. Explicamos isso abaixo.

Comer menos não significa perder peso

Este é o erro mais comum. Quando você quer perder peso, você tenta reduzir o consumo de calorias e fazer mais exercício.

No início, comer menos funciona e as gramas na balança começam a cair, mas chega um momento em que sua perda de peso pode estagnar e até mesmo começar a se recuperar (o efeito de ricochete).

Bem, isso é porque você está fazendo errado. Você e milhões de pessoas ao redor do mundo.

Além disso, há evidências publicadas sobre a teoria do túmulo metabólico. Isto não é mais nem menos do que uma teoria que explica os danos causados ao corpo durante períodos de dieta pobre em calorias e acaba levando a um abrandamento do metabolismo, com a consequência de que seu corpo usa menos calorias.

Para que todos entendamos, o que acontece então é que seu corpo já se adaptou a essa dieta pobre em calorias e, portanto, inicia uma série de processos que levam seu corpo a experimentar o efeito rebote ou efeito sanfona.

O corpo é muito sábio e se coloca em um formato de “economia” para tentar tirar o máximo proveito de cada pedaço de alimento.

Então por que ocorre o efeito de boomerang?

Bom, porque seu corpo começa a armazenar o excesso de calorias com mais facilidade na forma de gordura.

Portanto, há três questões básicas que precisam ser consideradas ao iniciar uma dieta para emagrecer.

Fugir de dietas excessivamente restritivas. O consumo de calorias deve ser reduzido aos poucos para que, uma vez atingido o peso ideal, ele permaneça estável sem aumentar gradualmente novamente.

Não eliminar os carboidratos, mas alterná-los com outros alimentos, tais como vegetais ou gorduras saudáveis, de modo a ativar os hormônios responsáveis pela prevenção de uma desaceleração do metabolismo.

E, finalmente, começar a fazer exercícios físicos. Além disso, devemos prestar muita atenção aos hábitos saudáveis que promovem o funcionamento de nosso metabolismo e são essenciais para uma dieta e/ou plano de treinamento bem-sucedido para perder peso e queimar mais calorias:

  • Frequência em que comemos os alimentos (respeitar as 5 refeições do dia).
  • Evite gorduras transgênicas, coma alimentos frescos sempre que possível (quanto menos processados, melhor).
  • Controle dos níveis de estresse.
  • Manter uma vida ativa (o maior inimigo é um estilo de vida sedentário).
  • Mantenha-se hidratado.
  • Tome um café da manhã rico em proteínas.

Ative seu metabolismo com um estilo de vida ativo

Como você pode ver abaixo, o metabolismo é afetado pela idade e pela quantidade de massa muscular.

No entanto, há uma série de dicas e práticas que podem te ajudar a aumentar seu metabolismo. Estilo de vida saudável Levar uma vida ativa e saudável é essencial para um equilíbrio calórico saudável no final do dia. Muitas vezes desprezamos atividades físicas como subir escadas, ir às compras ou ir e voltar do trabalho de bicicleta. Todas elas aumentam o gasto calórico, mas também ativam o metabolismo.

Com isto em mente, aconselho a colocar de lado scooters e bicicletas elétricas e favorecer atividades físicas moderadas sempre que possível.

Outra opção recorrente para muitos atletas é fazer algum treinamento com o estômago vazio. Isto não só queima gordura, mas também ativa o metabolismo para o resto do dia.

Outros estimulantes tais como L-carnitina, café ou chá também ativam o metabolismo, mas cuidado que estamos falando de adjuvantes e não de suplementos dietéticos para emagrecer rapidamente.

Metabolismo lento e rápido

Quando seu metabolismo é rápido, isso significa que seu corpo queima mais calorias mesmo sem fazer nenhuma atividade física. Esta é a chamada taxa metabólica basal, ou valor mínimo de energia para que o corpo desempenhe funções essenciais.

Até cerca dos 30 anos de idade, a taxa metabólica basal aumenta, mas a partir desta idade começa a estagnar e depois diminui a partir dos 40 anos de idade devido ao envelhecimento e a uma diminuição da massa muscular.

Obviamente, a taxa metabólica basal não depende apenas da idade, mas também do sexo, da genética e da massa muscular. E é este último fator que podemos influenciar para tentar acelerá-lo e combater o excesso de peso.

Uma das idéias-chave que queremos transmitir hoje é que é preciso mais calorias para manter o músculo do que a gordura, portanto, ter um bom tônus muscular ajudará você a acelerar seu metabolismo e a perder peso mais rapidamente.

É este realmente o caso?

Bem, cada corpo e cada genética são diferentes. O que é claro é que com o exercício aeróbico de baixa intensidade deixamos de queimar calorias no momento em que terminamos o exercício. No entanto, ao contrário da crença popular, o treinamento de força pode ajudá-lo a acelerar seu metabolismo e, consequentemente, perder peso mais rapidamente.

Em qualquer caso, o treinamento muscular deve fazer parte de sua rotina de exercícios de emagrecimento e de seu treino semanal, seja com pesos, máquinas, pesos, faixas elásticas… e tonificação, isométrica, resistência ou tipo hipertrofia. Na verdade, você deve fazer isso pelo menos duas vezes por semana, deixando pelo menos um dia de descanso entre as duas sessões (desta forma, seus músculos descansarão e evitarão lesões). Ganhar massa muscular - além de nos tornar mais fortes e mais sólidos e apoiar nosso corpo - nos permite aumentar nossa taxa metabólica, pois a energia é necessária para mantê-la. Quanto maior for a massa muscular, maior será o gasto de energia.

Outra grande estratégia de treinamento para acelerar seu metabolismo para perder peso é introduzir o treinamento HIIT ou o treinamento em intervalos de alta intensidade, onde levamos nosso corpo ao limite e exigimos energia e queimamos calorias por mais tempo uma vez terminado o treino. As possibilidades são numerosas e a chave é encontrar esse ponto que transforma seu exercício em uma atividade de alta intensidade.

Isso significa que o exercício aeróbico não ajuda a perder peso? Não, ninguém disse isso, mas combiná-lo com treinamento específico será sempre muito mais eficaz.