Table of Contents

Hoje em dia os blogs de viagem são muito populares: muitas pessoas adoram seguir, em blogs e redes sociais, aqueles que fizeram da consultoria de viagem uma paixão ou um trabalho. E como as viagens estão se tornando cada vez mais acessíveis a todos, há aqueles que, como apaixonados globetrotters, se perguntam como é possível criar um bom blog de viagens e ter um público razoável.

É verdade que este setor é bastante concorrido, mas isso não impede que você crie um blog de viagem único e original (especialmente se você estiver fazendo isso apenas por paixão) com uma inclinação que pode se destacar.

Um blog de viagem é inicialmente uma paixão, mas se você trabalha duro, e se você trabalha bem, você também pode monetizá-lo, com muita paciência e perseverança.

No entanto, seu blog realmente tem que ser um projeto feito por paixão para que possa crescer com o tempo. Na verdade, ao contrário do que muitos pensam, manter um blog de viagem é um trabalho árduo. É realmente necessária muita perseverança, porque qualquer um pode escrever um par de artigos informativos e divertidos, mas continuar a fazê-lo com o tempo, documentando cada viagem com muitas fotos, vídeos e entusiasmo, realmente é necessária perseverança. Isto realmente faz uma diferença no final, também para a qualidade do blog (e o número potencial de seguidores). Então, como você começa com um blog de viagem?

Como criar um blog de viagem: algumas dicas

A primeira coisa a saber é que se você quiser criar um blog de viagens de qualidade, que no futuro também pode se tornar uma fonte de renda, seja como negócio principal ou secundário, você precisa fazer um pequeno investimento. Se, por outro lado, você está começando um blog de viagem como hobby, você pode aproveitar um dos muitos serviços web que te permitem iniciar um blog gratuito, talvez com algumas limitações. Uma ilha paradisiaca Vamos supor que você queira ter seu próprio website porque você não descarta a possibilidade de um dia poder até ganhar dinheiro com um blog de viagem. Neste caso, primeiro você deve escolher um nome: e não é fácil! Não é fácil porque você tem que escolher um nome que será bom para os próximos anos, então não se concentre no momento presente.

Pense em um nome que será para a vida (ou quase), que seja simples, fácil de lembrar, obviamente original e único, como você e seu blog de viagem. Neste ponto, você também deve escolher a hospedagem. Nada muito complexo, um host é um lugar virtual que coleta todo seu conteúdo e dados, em suma, que hospeda seu site (ou seja, seu blog de viagem). Há muitas empresas que oferecem hospedagem, incluindo hospedagem compartilhada, a preços diferentes: o WordPress, por exemplo, recomenda algumas delas e elas custam muito pouco.

Neste ponto, você precisa instalar o WordPress (ou outro CMS, mas este é um dos mais populares e confiáveis) que será a ferramenta que você utilizará para publicar suas histórias e fotos. Usar WP é realmente fácil, e é por isso que você não precisa se preocupar: em poucos dias você terá dominado perfeitamente, e poderá encontrar todos os guias para fazê-lo on-line.

Agora, escolha o aspecto gráfico de seu blog de viagem: os modelos pagos são os melhores porque você pode ter certeza de que eles são originais, que são constantemente atualizados e que você pode ter assistência técnica se necessário para fazer suas próprias personalizações. Os custos são diferentes, se você quiser começar a economizar, existem os modelos gratuitos de WP que não são ruins. Os logotipos e banners também devem ser personalizados, é claro.

E neste ponto, começa sua aventura com um blog de viagem. Crie as páginas básicas (ou seja, sobre mim, o que faço, detalhes de contato, privacidade e direitos autorais) e depois acrescente gradualmente artigos sobre suas viagens; mas lembre-se, você tem que ser consistente, original em sua escrita, e dar-lhe uma inclinação única e pessoal que envolva e estimule seu público-alvo. Seja você mesmo… seu blog de viagem será um sucesso.