Table of Contents

Após os 10 anos de idade, os cães podem ser considerados idosos e ter necessidades completamente diferentes. Espera-se que a expectativa de vida de seu amigo de quatro patas seja muito longa, mas dependendo da doença e do estilo de vida, ela pode, infelizmente, ser reduzida.

Um cão idoso muda completamente seus hábitos e comportamento, dormindo mais e comendo menos. Que precauções um proprietário deve levar em conta? Aqui está o que você precisa saber.

O que um cão idoso precisa

Um cão com mais de 10 anos de idade é considerado idoso e a atenção para ele deve mudar completamente. Você notará um comportamento diferente, com menos independência e demanda por afeto durante o dia e a noite.

Ele também dormirá muito mais e é preferível não interromper suas horas de sono, estar perto dele e acariciá-lo. Ele deve sentir continuamente amor, atenção e carinho ao seu redor.

Apesar disso, é tarefa do proprietário estimulá-lo a jogar, para que ele não caia em um sentimento de apatia e tristeza. Quando ele é deixado sozinho em casa, deve estar cercado por seus brinquedos para se distrair quando lhe apetecer.

Um amigo idoso de quatro patas começa a seguir seu humano por toda parte, sente-se inseguro e tem medo de ficar sozinho. O conselho é fazê-lo sentir-se seguro e acompanhá-lo de um quarto para outro: alguns cães podem sofrer de demência senil, então tente manter a casa em perfeita ordem para que ele não se sinta desorientado. cão idoso

Alimentação e movimento

Em geral, após uma certa idade, ele pode sentir alguma dor e é recomendado uma cama grande e macia para acomodá-lo durante o dia e a noite. No inverno, devem ser fornecidas mantas quentes e aconchegantes.

Não apenas isso, mas até mesmo a atividade motora pesada e o caminhar podem levar a uma série de patologias, como a dor articular, que não deve ser subestimada e reconhecida com base nos sintomas.

Neste momento da vida de um animal de estimação, sua dieta também deve sofrer uma mudança. Um cão idoso tem necessidades diferentes e é importante seguir todos os conselhos de seu veterinário. Em geral:

Mantenha seu peso físico e não o deixe ganhar peso, mesmo que ele se movimente menos. Sua estrutura física deve ser proporcional, sem colocar muito peso sobre seus músculos e ossos;

Recomenda-se uma visita ao veterinário a cada seis meses para que ele possa verificar sua saúde e seu peso;

Mudar sua ração ou alimentos, novamente dependendo do conselho do médico, para um produto menos calórico projetado para cães idosos;

O cão mais velho tende a não beber água. Para hidratá-lo adequadamente, acrescente caldo à sua ração ou aumente sua ingestão de alimentos úmidos.

Neste momento da vida de seu amigo de quatro patas, seus dentes começam a se mexer e a ficar danificados. É melhor “molhar” a ração seca para amolecê-la ou substituí-la diretamente por alimentos úmidos. Esta é uma fase delicada e importante para seu amigo peludo, e cabe ao proprietário não deixar que lhe falte nada.