Table of Contents

Como recuperar o histórico apagado em seu telefone celular tanto no Android quanto no iOS? Veremos em detalhes quais passos são essenciais para poder restaurar arquivos que aparentemente foram removidos de forma definitiva.

Não é incomum cometer um erro e pressionar o botão “apagar histórico”, sem pensar que realmente havia uma página ou conteúdo que precisávamos salvar e que, descuidadamente, não o fizemos. Aqui está um guia prático para recuperar o que você removeu.

Como recuperar o histórico apagado no telefone celular Android

Recuperar o histórico apagado em seu telefone Android não é muito complicado. Uma vez que o Chrome é frequentemente usado em dispositivos Android, é necessário abrir este navegador e abrir a página “Minhas Atividades”.

Você deve estar logado com sua conta Google (a mesma da qual o histórico foi removido). No final da página haverá uma seção dedicada a sua história, onde você poderá pegar os sites antigos que você visitou e o conteúdo que você pensava ter perdido.

Outra alternativa é o Google Takeout, que pode ser acessado on-line e a partir de qualquer dispositivo. Uma vez aberto o programa e conectado à sua conta, basta clicar em “Desmarcar tudo” e tocar em “Alternar”.

Finalmente, uma vez encontrado o item “Selecionar dados de Chrome”, clique sobre ele. Agora você encontrará a janela “Chrome Data”, depois clique em “Browser History” e dê o OK final.

O último passo é baixar o histórico. Você pode selecionar o formato tgz ou zip. Em poucos minutos será gerado um arquivo no Toggle, do qual você poderá solicitar um download direto ou enviá-lo por e-mail.

Como recuperar o histórico apagado no iPhone

Como recuperar o histórico apagado em um iPhone? Desta vez passamos para o mundo do iPhone, já que ele varia de sistema operacional para sistema operacional, cada um tem suas próprias características e funcionalidades.

O primeiro passo para restaurar os arquivos web no Safari é tentar um backup do iCloud ou do iTunes. Um backup automático deve ser deixado a montante, caso contrário tudo o que foi removido certamente terá sido perdido.

Outra alternativa são os favoritos do Safari. Se estas já foram marcadas anteriormente, então mesmo que você não tenha mais um histórico, você ainda pode visualizá-las e recuperar os sites nos quais você está interessado.

Se não tivesse sido feito nenhum backup no Safari para iPhone ou iPad, então duas outras possibilidades existiriam:

  • Pesquisando a partir de links antigos: usando redes sociais ou enviando e-mails, você pode possivelmente encontrar arquivos antigos que foram excluídos.
  • Usando ferramentas externas: existem programas externos como o FoneDog iOS Data Recovery, que pode recuperar o que foi removido em iPods, iPhones e iPads.

Recuperar o histórico do seu celular Android ou iOS: solução gratuita ou paga?

Recuperar o histórico do seu celular Android ou iOS, como vimos, é possível sem nenhum tipo de problema. Entretanto, o dilema é sempre o mesmo: é melhor preferir um sistema gratuito ou um sistema pago?

Embora a resposta possa parecer óbvia, a verdade é que a análise vai muito mais fundo. Caso você não consiga optar por um método sem custos, felizmente existem muitas aplicações seguras de terceiros que permitem restaurar o que você apagou no passado.

A única recomendação é não baixar aplicativos de fontes incertas e não confiáveis, pois você pode estar instalando malware que é prejudicial ao seu dispositivo. Confie sempre em marketplaces como o Google Play Store e App Store.