Table of Contents

Não é a testosterona, mas a sociedade. Aqui estão os resultados da pesquisa de uma psicóloga australiana que concluiu que os homens, em grande maioria entre os usuários de sites de encontros para sexo casual , não prevalecem por razões genéticas, mas por influências socioculturais.

Geralmente, a testosterona é sempre usada para explicar as diferenças entre o comportamento de homens e mulheres, especialmente quando se trata de sexo casual, o que é preferido pelos primeiros. Entretanto, uma psicóloga da Universidade de Melbourne, Cordelia Fine, argumenta que a testosterona não explica todas as diferenças de comportamento entre os gêneros, mas é utilizada de forma enganosa.

A Dra. Fine argumenta que o comportamento masculino “típico” - sexo casual, assunção de riscos, etc. - tem mais a ver com a forma como foram criados e “socializados” do que com sua composição hormonal. - A Dra. Fine alega que o comportamento masculino “típico” - sexo casual, assunção de riscos, etc. - tem mais a ver com a forma como foram criados e “socializados” do que com sua composição hormonal. Por exemplo, em seu livro a Dra. Fine relata que realizou um estudo em um campus universitário que mostrou que mais rapazes eram propensos a ter relações sexuais com mulheres desconhecidas do que garotas.

Estes resultados apoiariam a ideia da psicóloga australiana, que comenta: “As realidades sociais significam que mulheres e homens nestes estudos simplesmente não participam da mesma experiência”.

Para Fine, as mulheres não são biologicamente programadas para evitar sexo casual, mas avaliam os riscos com base no que a realidade cotidiana lhes ensinou: uma mulher é mais relutante em ir à casa de um estranho porque teme certos riscos (de ser morta, estuprada, etc.), riscos sobre os quais os homens não pensam.

Para enfatizar até que ponto a sociedade e a cultura determinam as diferenças entre homens e mulheres, a psicóloga dá o exemplo da predisposição dos homens para agir mais arriscadamente em termos financeiros: neste caso, seria completamente impossível atribuir uma maior cautela das mulheres à falta de testosterona!