Table of Contents

Ouvir música relaxante ao final de um longo dia de trabalho é um hábito agradável que todos nós devemos seguir.

Vivemos em uma era de estresse. Como poderia ser de outra forma, tendo em vista nossas vidas ocupadas! Levantamo-nos muito cedo todas as manhãs para chegar ao escritório a tempo e evitar o trânsito. Os projetos estão se acumulando e os prazos estão se tornando cada vez mais urgentes. Temos enormes responsabilidades sobre nossos ombros. E muitas vezes é necessário trazer algum trabalho para casa conosco a fim de atingir nossos objetivos. Depois do trabalho, não temos tempo para nenhuma atividade. Já estamos atrasados e há também um jantar em cima da mesa. Que estresse! No entanto, não é bom que o estresse se acumule desta forma. Estudos médicos confirmam que o estresse pode aumentar o risco de hipertensão arterial e problemas cardiovasculares.

Se o estresse relacionado ao trabalho se acumula, é possível até mesmo sofrer de síndrome de burnout. Como esta é uma doença genuína que só pode ser superada com a ajuda de um psicólogo ou psicoterapeuta, o melhor é agir o mais rápido possível e tentar remover o estresse de sua vida você mesmo. Como isso pode ser feito? Há muitos métodos que você pode utilizar. Você pode descobri-los todos lendo este artigo. Entre os métodos mais populares, devemos sem dúvida mencionar a música de relaxamento.

Música relaxante: o que é isso?

O termo música de relaxamento refere-se à música que promove um estado de relaxamento intenso, tão intenso que baixa o ritmo cardíaco, a pressão arterial e até mesmo o ritmo respiratório. Quando estas condições ocorrem, os músculos deixam de ser contraídos e todos os pensamentos ruins são banidos da mente. Não apenas isso, mas o nível de cortisol, considerado pelos médicos como sendo o hormônio do estresse, também diminui. A mente é como se estivesse vazia, e por isso mesmo existe uma excelente oportunidade de regeneração.

Segundo pesquisa recente do Dr. David Lewis-Hodgson da Mindlab International, relatada na revista online Elle, as músicas mais relaxantes são:

  • “Weightless” – Marconi Union
  • “Electra” – Airstrea,
  • “Mellomaniac (Chill Out Mix)” – DJ Sha
  • “Watermark” – Enya
  • “Strawberry Swing” – Coldplay
  • “Please Don’t Go” – Barcelona
  • “Pure Shores” – All Saints
  • “Someone Like You” – Adele
  • “Canzonetta sull’aria” – Mozart
  • “We Can Fly” – Rue du Soleil (Café Del Mar)

Obviamente, estas músicas são as recomendadas pela pesquisa em questão, mas você pode ouvir qualquer tipo de música relaxante que quiser. Obviamente, a música deve ser suave, não excessivamente animada e não deve, de forma alguma, desencadear pensamentos ruins. Pode ser instrumental ou cantada. Não há nada que o impeça de optar pela música new age, que também inclui sons da natureza na melodia. Parece que o som das ondas do mar, o vento, a chuva e o canto dos pássaros podem te ajudar a relaxar tão intensamente que também podem ser escolhidos para a meditação. E não é de se acreditar que é difícil encontrar estas músicas. Estão disponíveis também em plataformas de streaming de música online! Há até mesmo listas de reprodução prontas disponíveis.

Naturalmente, você também pode decidir contar com um terapeuta musical. A musicoterapia consiste no uso de sons, ritmos, melodias, harmonias ou canções para atingir seus objetivos. Não é, portanto, um tipo de terapia utilizada exclusivamente para aliviar o estresse. Também pode ser usada por aqueles que têm problemas relacionais e de comunicação, para aqueles que estão procurando um caminho para a autoconsciência e afins. Escolher um musicoterapeuta pode parecer um pouco excessivo, entendemos. Na realidade, este não é de modo algum o caso. De fato, o terapeuta musical permite conseguir músicas específicas para você, um caminho musical personalizado e feito sob medida. Esta é sem dúvida a maneira mais eficiente de alcançar resultados.

Como ouvir música de relaxamento da melhor maneira possível

Muitas pessoas estão acostumadas a ligar a música e ouvi-la enquanto fazem outras atividades, como tarefas domésticas. Ouvir música de relaxamento desta maneira é completamente errado. A música relaxante deve ser ouvida sem fazer outras atividades enquanto estiver deitado no sofá ou na cama, ou sentado em uma poltrona. Se você tiver uma autêntica poltrona de relaxamento, melhor ainda, é claro. No entanto, não é necessário. Tudo o que você precisa é de um assento confortável e envolvente.

Para ouvir música de relaxamento no seu melhor, você também deve fechar os olhos. Quando seus olhos estão fechados, você pode evitar que seu olhar vagueie pela sala e te lembre de coisas a fazer, compromissos, pensamentos ruins. Você pode se concentrar exclusivamente na música e em você mesmo.