Table of Contents

O uso do Babywearing permite que você mantenha seu bebê em contato com seu corpo, respondendo naturalmente às necessidades de calor e segurança dele.

Babywearing: o que significa

O que é o babywearing? Significa literalmente " vestir o bebê" e corresponde ao costume antigo de carregar o bebê em uma faixa ou com outros suportes adequados que se adaptam à sua conformação física. Desta forma, o bebê pode ficar continuamente com sua mãe, recebendo proteção e cuidados.

Em muitas culturas a babá é uma prática diária, mas só recentemente no Brasil descobrimos seus benefícios.

Babywearing: quais são os benefícios?

Os benefícios de usar uma faixa para transportar seu bebê são tanto práticos quanto psicológicos, não apenas para seu bebê, mas também para você.

Segurar no colo seu bebê é importante para seu desenvolvimento físico, psicológico e neurológico natural, entretanto, pode ser difícil e desconfortável ter suas mãos ocupadas por longos períodos de tempo. Neste sentido, um arnês seguro pode ser muito útil.

Babywearing: benefícios psicológicos

Ajuda a satisfazer a necessidade natural de contato e proximidade de seu bebê. Seu recém-nascido quer sentir seu coração bater e ser gentilmente embalado, assim como quando ele ou ela estava dentro de sua barriga. Não é coincidência, portanto, que os bebês carregados em uma funda sejam mais calmos e chorem menos.

Facilita a empatia mútua e intensifica seu vínculo. Quando seu bebê é segurado perto de você, você pode olhá-lo nos olhos, você pode se comunicar com ele através de sua voz e de seu olhar, você pode entender o que ele está sentindo. Ao mesmo tempo, seu bebê tem a oportunidade de te observar bem e desenvolver habilidades linguísticas e sociais de forma natural.

Seu bebê dormirá melhor. É preciso muita paciência e muitas tentativas para descobrir como colocar um bebê recém-nascido para dormir. Na realidade, seu bebê adora estar com você: apenas sua presença e seu toque são suficientes para acalmá-lo e relaxá-lo. Carregar seu bebê em um sling é uma ótima maneira de fazê-lo dormir.

O babywearing reduz e evita a depressão pós-parto. Manter seu bebê perto de você estimula a produção de oxitocina, que, além de ajudar na amamentação, é um hormônio que ajuda a reduzir a ansiedade.

Seu bebê se sentirá mais seguro. O sling é um lugar tranquilo para um bebê recém-nascido descansar, mesmo em lugares movimentados. Seu bebê ficará emocionalmente mais calmo lá, aconchegado contra seu peito, até que ele seja capaz de se mover independentemente e explorar o mundo.

Se o pai é quem pratica o babywearing, isso pode ajudá-lo a se relacionar mais fácil e rapidamente com o bebê. Babywearing

Babywearing: benefícios práticos

Pode ajudar a combater as cólicas. As cólicas são intensas, tanto para você como para seu bebê. Se você tem ou teve um bebê com cólicas, você conhece a sensação de desespero quando seu bebê começa a chorar e nada parece acalmá-los. O babywearing pode ser a solução que você está procurando. O tempo que seu bebê passa em posição vertical pode ajudar a empurrar o ar para fora do estômago.

Você pode distribuir melhor seu peso e não esforçar seus joelhos, costas, ombros, braços e pernas.

Você pode achar mais fácil realizar suas atividades diárias normais por meio do uso de babywearing. Suas mãos serão livres e suas tarefas domésticas, caminhadas ou mesmo compras se tornarão tarefas mais gerenciáveis.

Se você estiver amamentando você pode fazê-lo discretamente quando o bebê estiver enfaixado, pois o tecido protege tanto você quanto o bebê da vista do público.

Reduz o achatamento da cabeça (plagiocefalia) causado pelo deitar-se no berço durante o sono.

Você pode sair de casa sozinha sem ter que carregar aquele carrinho de bebê volumoso.

Reduz o risco de displasia de quadril e promove o desenvolvimento neuro-motor da criança. Também desenvolve o senso de equilíbrio de seu filho.

Você pode começar a praticar alguma atividade física novamente.

Graças à alta posição em relação ao solo, a criança não tem que respirar os maus gases de escape.

Os bebês prematuros serão facilitados em seu desenvolvimento pelo contato pele a pele.

Para tornar a experiência de babywearing confortável para você e seu bebê, é necessário escolher um sling ergonômico, adaptado às suas necessidades. O conselho é, portanto, carregar o bebê em posição vertical, certificando-se de que as vias aéreas não estejam bloqueadas, que as costas estejam apoiadas e que os pés estejam livres para se mover.